Pandemias

Você, que tem curiosidade, sabia que pandemias ocorrem de tempos em tempos na história da humanidade?
A história das pandemias é a história de sociedades dizimadas, determinando resultado de guerras, varrendo populações inteiras, más também clareando caminhos para inovações, avanços na ciência, na economia e sistemas políticos.
As pragas e pandemias mais importantes da história são as seguintes:
1ª praga: Os primeiros registros são as Pragas do Egito do Antigo Testamento. Foi interpretado como Castigo de Deus para libertação do povo de Israel.
2ª praga: Praga de Atenas, ocorreu em 430 A.C. Durante a guerra do Peloponeso. Sugerida como causa a Febre Tifóide, a Peste Bubônica e, também, o vírus EBOLA. Origem Etiópia. Se espalhou pela Grécia e Egito. Matou 25% da população das cidades-estados da Grécia.
3ª praga: Praga Antonina, ocorreu em 165 – 180 A.C. Causada pelo vírus da Varíola. Ocorreu no Império Romano, reinado de Marcus Aurélio. Dizimou populações e afetou o exército levando a um enfraquecimento do Império favorecendo inclusive a entrada do Cristianismo nos séculos seguintes.
4ª praga: Praga Justiniana, ocorreu em 541 D.C. Causada pela Yersínia Pestis. Bactéria da Peste Bubônica. Ocorreu no Império Bizantino. 1ª pandemia no sentido da palavra. Médicos não sabiam tratar. Parou comércio e houve fome. 40% das pessoas do império faleceram. Facilitou invasão, por tribos islâmicas, de áreas com pouca população do império e a disseminação do islamismo.
5ª praga: Peste Negra, causada pela bactéria Yersinia Pestis. Iniciou na China em 1334. Chegou no Ano 1347 na Europa. Matou em torno de 150 milhões de pessoas globalmente, sendo a maioria dos mortos da população da Europa. A Religião tratou como punição de Deus aos pecadores. Houve culpa e perseguição a grupos de mulheres e de Judeus que foram proibidos de aparecer publicamente.
O primeiro registro de QUARENTENA aparece nesta pandemia em Dubrovnik na Croácia em 1377. Viajantes ficavam 30 dias (trintena) numa ilha antes de entrar na cidade. Depois passou a ser 40 dias (quarentena). Esta foi a única medida que teve resultado durante a Peste Negra. Logo esta conduta se espalhou por toda a Europa.
6ª praga/pandemia: Gripe Espanhola, causada pelo H1N1 do vírus influenza. Ocorreu em 1918 – 1920. Verdadeira pandemia global. Ocorreu durante a 1ª Guerra Mundial. Além da Europa, devastou EUA, Ásia e África. Mortalidade em torno de 10 a 20% dos infectados. Matou mais em um ano que a
Peste Negra em séculos. É conhecida como a ‘peste esquecida’ porque durou pouco tempo e foi ofuscada pelos acontecimentos da 1ª Guerra Mundial.
7ª praga/pandemia: Pandemia do HIV. Ocorreu em 1980 nos EUA.
Afetou 40 milhões de pessoas globalmente. Matou grande parte delas. Grandes investimentos em medicações tornou o controle da doença possível.
8ª praga/pandemia: Surto de Varíola na Iuguslávia em 1972. Trazida por um peregrino do Oriente Médio. Era considerada erradicada e os médicos demoraram para fazer o diagnóstico. Feito isolamento das áreas afetadas e vacinação de toda população da Iuguslávia em duas semanas.
9ª pandemia: SARS. Causada pelo Coronavírus. Iniciou na China em 2003. Mortalidade em torno de 10% dos infectados.
10ª pandemia: Gripe Suína, chamada gripe A, causada pelo H1N1 do vírus influenza. Iniciou em 2009 no México. Em torno de 10% da população mundial foi infestada. Morreu de 200.000 a 500.000 pessoas. Foi uma reprise da gripe espanhola com menos consequências.
11ª pandemia: Surto vírus EBOLA, ocorreu em 2014 – 2016 na África Central e Ocidental. Estimado que 28.000 pessoas foram infectadas com 11.000 mortes.
12ª pandemia: Surto ZICA, ocorreu em 2015 – 2016. Causada por vírus transmitido pelo mosquito aedes aegypti. No Brasil primeiros casos em 2015. Risco de 1% de microcefalia em bebês de gestantes com ZICA. Em 2015 houveram 2.400 casos de microcefalia e 29 óbitos de bebês cujas mães estavam infectadas durante a gravidez. Origem no Pacífico nas ilhas da Micronésia. Foi o primeiro surto com a presença das mídias sociais disseminadas. E com a presença também disseminada das fake news.
13ª pandemia: Pandemia do Novo Coronavírus COVID-19. Iniciou na China e o mundo todo está, neste momento, lutando contra a rápida disseminação e lutando para diminuir o número de mortos. Sem contar as preocupações sobre as consequências na economia mundial que resultará desta luta.

Natalino Rinaldi

Fonte: Brief History of Pandemics (Pandemics Throughout History)
Damir Huremovic