Você que fez cirurgia bariátrica sabe que alimentos ricos em cafeína são suspensos pela nutricionista no pós operatório.
A cafeína é um estimulante natural encontrado em bebidas energéticas, café, chá mate, chá preto, chá verde, chimarrão, chocolate e refrigerante.
No inverno o consumo de alimentos ricos em cafeína aumenta, principalmente no RS por causa do chimarrão. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), ocorre uma elevação de 30% do consumo nesta estação do ano.
Quando ingerida em excesso pode causar agitação, ansiedade, batimentos cardíacos irregulares, insônia, pressão alta, gastrite e doença do refluxo. A cafeína provoca o aumento da secreção de ácido clorídrico no estômago gerando dor e desconforto abdominal. O incômodo é percebido principalmente em quem sofre de gastrite, úlcera e refluxo, condições caracterizadas por lesão na mucosa do estômago e esôfago.
Se associado com bebida alcoólica, o efeito deletério é maior.
Após a cirurgia bariátrica é necessário suspender o uso da cafeína para melhorar a cicatrização, evitando complicações, otimizando o resultado da cirurgia e consequente qualidade de vida.
DR. NATALINO RINALDI E EQUIPE
CRM 22072
JULIANA CASAGRANDE – Nutricionista
CRN 9870
19 anos de experiência em cirurgia bariátrica
24 anos de experiência em cirurgia do aparelho digestivo