Perder peso está indicado para todos os pacientes com sobrepeso ou obesidade e que apresentam apneia do sono. A severidade da apneia do sono é classificada em leve, moderada ou severa pelo número de eventos de apneia ou hipopneia enquanto o paciente dorme, medido pela polissonografia. Acima de 30 eventos por hora é considerada grave.
Estudos médicos mostram uma significativa redução no número de eventos após cirurgia bariátrica. Entretanto, a presença de algum grau mais leve de apneia do sono ainda podem persistir em alguns pacientes após cirurgia bariátrica. As melhoras mais significativas acontecem naqueles que tem o grau severo dessa comorbidade. Em média os índices caem de 39.3 para 12.5 eventos por hora.
A sonolência diurna, consequência de uma noite mal dormida, é medida por um escore de zero a 24. Estudos mostram uma queda nesse escore em média de 11.1 para 5,6. Quando esse escore está acima de 10 é considerada sonolência diurna excessiva. Portanto, a cirurgia bariátrica é uma importante ferramenta para tratamento dessa comorbidade, mas os pacientes devem ser monitorados para uma possível apneia do sono residual no pós-operatório.
Fonte: JAMA. Setembro 1, 2020 volume 324.
DR. NATALINO RINALDI E EQUIPE
CRM 22072
20 anos de experiência em cirurgia bariátrica⠀⠀⠀⠀⠀
25 anos de experiência em cirurgia do aparelho digestivo⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀