EQUIPE

Sejam bem-vindos! Eu e minha equipe estamos
preparados para atendê-los.

DR. NATALINO RINALDI

CRM 22072

Cirurgião do Aparelho Digestivo (RQE 29702) com área de atuação em Cirurgia Bariátrica RQE (29236)
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação em Medicina – Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) CRM 22072
Especialização em Cirurgia Geral e Videolaparoscópica – Fundação Universidade Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA
Especialização em Cirurgia do Aparelho Digestivo – Associação Médica Brasileira (AMB)
Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
Área de atuação em Cirurgia Bariátrica – Associação Médica Brasileira (AMB)
Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Colégio Brasileiro Cirurgia Digestiva (CBCD)
Habilitação e Qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo – Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)

ATIVIDADES
Cirurgião do Centro de Tratamento da Obesidade (CTO) da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Preceptor da Residência de Cirurgia do Aparelho Digestivo e da Cirurgia Geral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
Cirurgião Bariátrico e do Aparelho Digestivo do Hospital Moinhos de Vento (HMV)
Cirurgião Bariátrico do Centro Clínico Gaúcho (CGC)

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

JULIANA CASAGRANDE

Nutricionista - CRN 9870

Graduada em Nutrição no Centro Universitário Metodista IPA
Especialista em Nutrição Clínica, Diabetes Melittus e Obesidade, pelo Instituto de Cardiologia do RS
Especialista em Nutrição Clínica e Doenças Crônicas, pelo Instituto de Educação e Pesquisa – Hospital Moinhos de Vento

Acompanhamento Nutricional
Quando o paciente decide realizar a cirurgia bariátrica, uma equipe multidisciplinar passa a acompanhá-lo em todas as fases do processo, da preparação ao pós-operatório. Neste sentido, a atuação do nutricionista na equipe de cirurgia bariátrica é primordial.
No período pré-operatório são feitas correções de eventuais deficiências nutricionais, mudanças de maus hábitos alimentares, identificação dos gatilhos de compulsões alimentares e redução do risco cirúrgico através da perda de peso.
Na conduta do pós-operatório imediato, o nutricionista observa as particularidades de cada técnica cirúrgica, no sentido de evitar  desnutrição protéico-calórica e carências nutricionais. De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos devido à redução do estômago. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais, como a evolução da dieta (líquida, pastosa, branda e normal), mudanças na consistência e fases de adaptação. 
Além do suporte alimentar o nutricionista também atua no controle das  vitaminas e minerais, devido à limitação da ingestão e da absorção de nutrientes importantes.
O acompanhamento nutricional a longo prazo visa  uma reeducação alimentar  voltada para a manutenção do emagrecimento e uma melhor qualidade de vida.

SUZANA DIAS FREIRE

Psicóloga - CRP 07/12581

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS
Mestre em Psicologia Clínica – PUCRS
Especialista em Psicoterapia Cognitiva – UNISINOS
Especialista em Psicologia do Comportamento Alimentar – IPGS
Psicóloga Bariátrica – Presidente da Comissão das Especialidades Associadas (COESAS) da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica ( SBCBM) – Capítulo RS

Acompanhamento Psicológico
A obesidade é uma doença crônica com causas multifatoriais e seu tratamento requer diferentes abordagens para garantir os melhores resultados de controle e remissão da doença.
O acompanhamento psicológico no processo de cirurgia bariátrica visa avaliar e preparar o paciente e seus familiares sobre as mudanças físicas, emocionais e sociais que decorrem do tratamento.
No pré-operatório é indispensável observar e tratar condições psicológicas e aspectos emocionais que possam prejudicar o sucesso do tratamento. Também são identificadas as  expectativas do paciente e dos familiares quanto aos resultados esperados e quanto às adaptações de estilo de vida necessárias a curto, médio e longo prazo.
No pós-operatório são abordadas estratégias para manejo do estresse e ansiedade, enfrentamento das dificuldades relacionadas ao comportamento alimentar e às restrições de cada etapa.
O impacto do emagrecimento tem reflexos diversos. Muitas  das mudanças ao longo do processo de emagrecimento e de manutenção dos resultados implicam em esforço significativo. Questões como distorção da autoimagem, dificuldades de relacionamento interpessoal, dentre outros problemas precisam ser identificados e tratados em sua especificidade.
O acompanhamento psicológico tem importante papel na conquista da qualidade de vida, na manutenção do emagrecimento e na promoção dos cuidados necessários nas diferentes fases desse estilo de vida novo.

Equipe

Ana Luiza Diefenthaeler Krahe

Médica Clínica - CRM RS 28938

Formada em Medicina pela Universidade Luterana do Brasil em 2004
Especialização em Clínica Médica pela Universidade Luterana do Brasil em 2008

Acompanhamento Clínico

O especialista em Clínica Médica ou Medicina interna atua de forma versátil e multipotencial. Ele enxerga o paciente como um todo, desde suas doenças crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, seus problemas psiquiátricos, psicológicos e sociais. 

O clínico geral atua no acompanhamento do paciente obeso que faz uma cirurgia bariátrica durante todos os processos, desde a avaliação pré-cirúrgica, a internação e o pós-cirúrgico. Ele avalia as condições gerais do paciente, solicitando exames complementares, ajustando medicações, orientando os cuidados pré-operatórios. 

Durante a internação hospitalar é o clínico geral que avalia as condições gerais do paciente diariamente, solicitando exames complementares, ajustando medicações, orientando os cuidados após a alta, sempre atentando para possíveis complicações que, hoje em dia, são cada vez  menos frequentes.

Já no pós-operatório, é um dos médicos que cuida da evolução dos pacientes, solicitando exames para avaliação, a necessidade de suplementações, auxiliando e orientando o paciente na perda ponderal de forma saudável.

Desta forma a relação estreita entre o paciente e o clínico geral é muito importante para que ele possa manter-se saudável no novo estilo de vida. 

Médicos parceiros

Dr. Giovani Barum - Cirurgião Bariátrico - CRM RS32140
Dr. Marcelo Souto - Cirurgião Aparelho Digestivo - CRM RS34840
Dr. Guilherme Brenner - Endocrinologista - CRM RS24807
Dra. Vania Fracalossi - Endocrinologista - CRM RS22983
Dr. Alessandro Dávila - Clínico Geral - CRM RS24297
Dr. Fernando Kruse Bohn - Cardiologista - CRM RS26017
Dr. Sandro Oliveira Stella - Médico Internista - CRM RS21322
Dr. Fernando Kaempf Oliveira - Médico Internista - CRM RS19440
Equipe SASA Serviço de Anestesiologia Santo Antônio